sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Equipamentos básicos para o Triathlon

São tantas "coisinhas" que eu até me perco...  São todas realmente necessárias?


ROUPA DE NEOPRENE:
Ideal para as águas frias e também para melhorar a flutuabilidade durante a natação. Seu uso vincula-se a temperatura da água, mas, normalmente é liberada para triatletas amadores. Existem no mercado roupas específicas para o triathlon nos modelos feminino e masculino.


ÓCULOS DE NATAÇÃO:
Visa à proteção dos olhos.

TOUCA DE NATAÇÃO:
De uso obrigatório nas provas de triathlon e normalmente fornecida pela organização da prova, tem uma cor diferente para cada categoria.


BICICLETA:
Existem bicicletas específicas para triathlon, que, entre outras características, proporciona melhor posição aerodinâmica para o triatleta. O ângulo do tubo vertical é maior que nas bikes de ciclismo, variando entre 73° a 78°, cujo objetivo é preservar determinados músculos que serão mais exigidos posteriormente durante a corrida, principalmente em provas longas.
Para um iniciante no triathlon esses detalhes podem não fazer diferença, então uma bicicleta de ciclismo de estrada normalmente acaba sendo uma excelente opção.
Outros detalhes que podem fazer diferença são as utilizações de clipes, rodas e pneus específicos, etc.

CAPACETE:
De uso obrigatório nas provas de triathlon, tem como objetivo preservar a cabeça em casos de quedas.




SAPATILHAS:
Também existem sapatilhas específicas para triathlon. O principal objetivo de seu uso é otimizar a eficiência da pedalada, de forma que não seja dissipada a força gerada pelos músculos.




ÓCULOS:
Usado durante o ciclismo e corrida, serve para proteger os olhos do sol, vento e poeira.

TÊNIS:
Existem diversos tipos de tênis, devendo ser usado o adequado ao tipo de pisada. Para o triathlon o ideal é que seja usado aquele que possui sistema de amarração próprio para uma transição rápida do ciclismo para a corrida.

RELÓGIO:
Deve ser usado principalmente para controle do tempo, da freqüência cardíaca, etc.

ROUPAS:
Normalmente as mulheres usam maiôs ou macaquinhos. Os homens usam macaquinhos ou top e sunga ou top e bermuda, sendo proibido pedalar ou correr com o torso nu.

Os equipamentos acima são os "básicos"... Com o tempo  (e experiência) vamos adicionando muito mais complexidade com o propósito de melhorar a performance (ou de "sobreviver" as distâncias)...

Mesmo assim, eu acredito que o mais importante são realmente os Treinos!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Por que você acha que não está preparado para um triathlon - e por que você está errado




"Eu não estou tão em forma assim"
Na verdade, você não tem que ser um maníaco por endurance para treinar para um triathlon - e nem precisa ser um corredor, ciclista ou nadador excepcional. "Nunca há um ponto de início que é mínimo demais", diz o treinador e hexacampeão do Ironman do Havaí, Mark Allen. O segredo é ficar longe dos programas que prometem uma preparação rápida e permitir tempo suficiente para treinar para o dia da corrida - pelo menos três meses, ma, preferivelmente, uns cinco. "Assim você se prepara gradualmente para que seu corpo possa se adaptar e não sofrer lesões", diz Mark.
"Eu nado como uma pedra"
Bem-vindo ao clube. "A maior fraqueza da maioria dos triathletas é o nado", afirma Matt Dixon, treinador de Triathon de elite. "A maior parte dos competidores não possui um histórico muito dedicado a natação. O primeiro passo? Use nadadeiras em suas primeiras semanas de piscina. "Você vai focar-se em relaxar e estabelecer uma boa posição corporal", ensina Matt. O segundo é: faça aulas de natação para aprender a técnica correta, pois isso ajudará você a se manter calmo e a respirar de forma eficiente.
"Eu não tenho tempo para treinar"
É preciso menos tempo que você pensa. O segredo para o treinamento realista do triathlon é treinar como se fosse um só esporte, e não três. "Esse treino tem que caber na sua vida", diz Matt. O que significa focar-se em um treino de corrida, de bicicleta ou de natação por dia, cinco ou seis dias por semana, guardando seus treinos duplos com natação/corrida ou bicicleta/corrida para dias-chaves mais adiante em seu treinamento.
"Detesto treinar sozinho"
Você pode achar que é mais difícil encontrar parceiros de treino quando se treina três esportes em vez de um. Mas, na verdade, você tem um grupo muito maior de parceiros. Há muitas assessorias que treinam triathletas em todo o país. Encontre uma perto de você. "Treinar com os outros é uma ótima maneira de fazer amigos, e você ainda recebe dicas preciosas" diz Linsey Corbin, triathleta de elite.
"Eu não tenho uma bicicleta top"
Você não precisa de uma. Embora você veja bicicletas de triathlon de fibra de carbono de R$ 20 mil, essa é a última coisa que um triathleta iniciante precisa. "Pegue qualquer bicicleta que tiver na garagem e use-a para começar", diz Mark.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Erros mais comuns no Triathlon
(Eu cometo 2 dos 3 erros... Advinhem quais são!)
Os três erros mais comuns cometidos por triathletas de primeira viagem, de acordo com Mackenzie Madison, treinador

1-Nadar somente em piscinas. "Certifique-se de experimentar o mar aberto, represas, para se sentir confortável no dia da competição.

2-Não praticar transições. Ensaie a retirada de sua roupa de Natação, subir e descer da bicicleta e trocar as sapatilhas para os tênis de corrida para tornar isso automático.

3-Nunca acertar o seu ritmo. Não importa o quão rápido ou lento os outros são. "Você precisa ter uma idéia do ritmo que pode manter nas distâncias de sua corrida."

Fonte: Revista go Outside

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Cada pensamento é uma causa e cada condicionamento é um efeito



"Quando você diz repetidamente aos outros que não é capaz de alguma coisa, sua mente subconsciente aceita isso e providencia para que não consiga alcançar ou realizar. Mude seus pensamentos e mudará seu destino".
Joseph Murphy

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Mergulhe de cabeça no treino do triathlon e sinta a mudança na sua vida

Achei muito  motivador o post abaixo transcrito do site Espirito Outdoor, principalmente porque ontem foi minha estreia em Triathlon Olímpico ( 1,5Km Natação +  40Km Pedal + 10Km Corrida):  Triathlon Internacional de Santos

Mesmo com todo "sofrimento" no mar (o qual me consumiu tempo e muita energia), conseguir fechar todas as três modalidades / distâncias em 3horas (Natação 00:43:12 + Pedal 01:22:56 + Corrida 00:54:03)

Obrigado novamente a Renata que estava presente em todas as transições, como também, me esperando com um beijo e um brilho no olhar, eu cruzar linha de chegada...

Vamos ao post ao qual me referir anteriormente:


Nadar, pedalar e correr, numa mesma prova esportiva? Só de pensar cansa? Mas isso acontece numa prova típica de triathlon e o número de participantes no Brasil não para de crescer.
Mas porque isso acontece? Porque o triathlon é um dos esportes que mais proporciona benefícios para sua saúde. E o melhor, não é necessário largar o seu emprego para poder participar de uma prova de triathlon.

A maioria das pessoas consegue participar de um triathlon de distância short ou olímpica, com algo em torno de 6-8h de treino por semana.
Veja as 5 razões do porquê o triathlon irá mudar sua vida:

Dica 1: Você vai ser mais organizado
Para conseguir treinar 3 modalidades esportivas diferentes é necessário organização e planejamento do participante. Planejar com antecedência seu dia fará com que você consiga otimizar o seu tempo.
Tente deixar uma muda de roupa no porta-malas do seu carro ou organizar suas refeições com antecedência podem fazer você ganhar minutos preciosos durante o dia.
Após começar a treinar triathlon, muitas pessoas relatam melhoras em seu rendimeto em outras áreas como o trabalho e a família.

Dica 2: Você vai viajar mais
As provas de triathlon normalmente são realizadas em lugares muito legais, tais como: Florianópolis, Ubatuba, Santos, BH, Rio de Janeiro, Pirassununga…isso só para citar alguns.
Se está difícil de tirar férias prolongadas, fazer uma prova nesses lugares pode ser uma boa desculpa para poder passear alguns dias, até que você possa tirar férias adequadamente.

Dica 3: Você irá comer mais
Para alimentar o seu corpo com todo o treino envolvido no triathlon, você terá que comer mais e de quebra ganhará qualidade de vida, condicionamento físico e um corpo legal. Parece mentira, mas é verdade.
Com um volume de treino mais puxado, você acelera seu metabolismo e isso fará com que a sua demanda energética diária seja aumentada.

Dica 4: Você fará mais amigos
Tá cansado de sempre escutar sempre aquelas mesmas conversas do escritório? Treinar triahtlon irá colocá-lo em contato com pessoas diferentes e ampliar sua rede de amigos.

Dica 5: Você terá um corpo mais equilibrado
Praticantes de uma única modalidade esportiva normalmente sofrem mais de lesões se comparado com triatletas. Isso porque ao combinar 3 modalidades esportivas diferentes você proporciona um desenvolvimento muscular mais equilibrado o que reduz suas chances de sofrer uma lesão.

Dica Bonus: Você irá gostar mais de exercício
Por combinar 3 treinos de modalidades diferentes as chances de enjoar de fazer exercício serão menores. Mesmo que você não esteja com muita vontade de treinar determinada modalidade você sempre terá um treino de outro esporte para treinar. Dessa forma isso te manterá mais ativo nos exercícios o que proporcionará mais resultados e te deixará mais feliz com o exercício. E o melhor diminuem-se as chances de você largar o exercício assim como você fez inúmeras outras vezes na academia de ginástica.

Fonte: Espírito Outdoor

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign