sábado, 13 de fevereiro de 2010

Vegansexualismo


Visitando o site do Centro Vegetariano, encontrei uma matéria com argumentos interessantes a respeito da “ética sexual” nos veganos. Leiam e julguem…
Vegansexualismo. Ética … Sexual?

Depois dos heterossexuais, dos homossexuais, dos bissexuais e dos metrossexuais, conheça agora os … vegansexuais.

Este novo conceito de orientação sexual foi recentemente formulado pelo Centro de Estudos Humanos e Animais, da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, no âmbito de um estudo denominado “Perspectivas e Experiências de Vegetarianos e de outros Consumidores Éticos”, estudo esse incluído num projeto mais vasto sobre a interação entre seres humanos e animais.
Este estudo foi realizado a nível nacional (Nova Zelândia) e baseou-se num inquérito a 157 vegetarianos sobre os seus hábitos de vida e opções de consumo.
Como é sabido, designa-se por vegano alguém que, movido por argumentos de natureza ética, de saúde, de respeito pelo meio ambiente e/ou
religiosos, opta por não ingerir quaisquer alimentos de origem animal (incluindo lacticínios, ovos e mel). No entanto, o veganismo não se restringe à alimentação. É todo um modo de vida, com princípios estritos, que implica tomadas de posição bem definidas em muitos aspectos do quotidiano, como por exemplo: renunciar ao vestuário, calçado e acessórios em couro, lã ou seda
(recorrendo a outros materiais como sintéticos, algodão, linho, cânhamo ou outras fibras), exercer o consumo responsável através do boicote a empresas que poluem o ambiente, que testam em animais, etc.


O que é então um vegansexual?
Sendo a atividade sexual parte da nossa natureza, é de esperar que, também esse campo da nossa vida seja objeto de reflexão e de opções por parte dos veganos. Um vegansexual é assim alguém que escolhe não se envolver íntima e sexualmente com parceiros que ingerem carne, sob o argumento de que os corpos destes últimos são autênticos “cemitérios de animais”, literalmente construídos e sustentados por restos de cadáveres, animais abatidos em condições
que implicaram grande sofrimento para os mesmos. Um vegansexual não aceita envolver-se com alguém que contribuiu para os maus tratos e matança de seres vivos, nem com alguém cujos fluidos corporais transportam resíduos de uma alimentação carnívora (suor, saliva, esperma…). Já para não falar do odor corporal, habitualmente mais intenso e pungente naqueles que ingerem carne do que nos vegetarianos.
Não deixa de ser verdade também que todos nos sentimos, regra geral, atraídos por pessoas com interesses e hábitos semelhantes aos nossos, pois isso tende a facilitar a convivência no dia-a-dia. Para um vegano, pode ser difícil aceitar partilhar refeições com um parceiro que se alimenta de carne, devido, por exemplo, à contaminação dos utensílios de cozinha e ao cheiro dos cozinhados com carne. Por muito forte que seja a atração sexual, esta raramente sustenta por si só os desafios do convívio prolongado...

Segundo o estudo neo-zelandês, as opções de vida dos veganos levam-nos a tomadas de consciência sobre o seu próprio corpo, o dos outros, e a uma visão diferente da vida. Essa tomada de consciência leva-os a considerar moralmente repugnante e eticamente inaceitável ter relações íntimas com carnívoros ou sequer beijar alguém por cujos lábios tenham passado pedaços de alimentos de origem animal.
Ainda segundo o estudo, são principalmente as mulheres que manifestam particular repulsa pelo envolvimento íntimo com parceiros que ingerem carne.
Algumas, apesar de não se descreverem inteiramente como vegansexuais (já que consideram alguns carnívoros sexualmente atraentes), têm o vegetarianismo como critério preferencial na escolha dos seus parceiros.
Se um tal seletivíssimo reduz fortemente a possibilidade de encontros amorosos para os veganos (veja-se o caso de Portugal, onde a comunidade vegana é ainda reduzida), o sexo é também em si uma forma de apelo e ativismo eficaz, já que, devidamente orientada e sem imposições e radicalismos, pode contribuir para mudar a forma de pensar de muitos potenciais parceiros sexuais e de vida, incutindo-lhes hábitos de vida mais saudáveis (para si próprios e para o planeta) e eticamente aceitáveis.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Salão Vegetariano - 20 a 23 de Maio de 2010

Um dos espaços de maior sucesso na edição de 2008 e 2009 da NaturalTech - o Salão Vegetariano volta a acontecer de 20 a 23 de maio de 2010.

O Salão Vegetariano está organizado em três espaços:

Feira Veg Cultura - produtos sem ingredientes de origem animal (entrada gratuita)
3o Festival Electrolux da Cozinha Vegetariana - demonstrações com chefs vegetarianos (entrada gratuita)
3o Seminário Alimentação Ética, Saudável, Sustentável. Faça a sua inscrição - em breve

Este ano teremos novamente a Feira do Desenho Vivo, com a professora Ana Branco.
Encerramento com o músico vegetariano: Osmar Barutti (do Quinteto do Jô).
Entrada gratuita, domingo

Entrada gratuita para a Feira, Demonstrações Culinárias e Show de Encerramento. Degustações.
Acompanhe as novidades por este site.
Veja como foi o 1o Salão Vegetariano e o 2o Salão Vegetariano

Local do Evento: PAVILHÃO DA BIENAL
Parque Ibirapuera, Portão 3 04094-000 - São Paulo - SP - Brasil
Telefone: (11) 5574 5922
Telefax: (11) 5549 023






quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Tribo de Jah



Chama
Tribo de Jah


Se você fosse embora
Ao menos eu teria agora
Uma razão especial pra lembrar.
Mas você nunca veio,
Sozinho ainda receio
Se esse dia virá
Dias gelados,
Me sinto cansado,
A vida vaza e voa,
Passa e não perdoa,
O tempo não tem compaixão.
Você foi um raio no âmago, um momento relâmpago,
Uma chama intensa,
Ainda ativa e densa,
Agindo em minha razão.
Como num lampejo
O fogo de um beijo
E o sangue todo a se inflamar,
Fluindo em minhas veias,
Subindo em cadeia,
Pronto a transbordar.
O que eu sinto e arde em segredo
É uma chama que se chama desejo.




letras de músicas no letras.com.br

Ultramaratona Arrail do Cabo


Pacote de Hospedagem - Muito Legal!



Informações / Reservas / Inscrições
Thiago Mol (27) 8141-6160
E-mail: contato@ultramaratonas.com.br
Sites: www.ultramaratonas.com.br / www.focae.com.br

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O que fazer no Carnaval?



Sugestão 3: O Caminho do Sol
"Preparatório à Santiago de Compostela"

Trechos do Percurso:
1) Santana de Parnaíba a Pirapora - 13 KM
2) Pirapora do Bom Jesus a Cabreúva - 24 KM
3) Cabreúva a Fazenda Cana Verde (Itu) - 26 KM
4) Fazenda Cana Verde a Fazenda Vesúvio (Salto) - 18 KM
5) Fazenda Vesúvio a Elias Fausto - 23 KM
6) Elias Fausto a Fazenda Milhã (Capivari) - 21 KM
7) Fazenda Milhã a Mombuca - 20 KM
8) Mombuca a Clube Arapongas - 24 KM
9) Clube Arapongas a Monte Branco - 24 KM
10) Monte Branco a Artemis (Piracicaba) - 24 KM
11) Artemis a Águas de São Pedro - 24

TOTAL DO PERCURSO: 241 KM

Após efetuar a inscrição, os caminhantes poderão adquirir o "Guia do Caminho do Sol", contendo todas as dicas e informações detalhadas do percurso, inclusive com o perfil Planialtimétrico de cada trecho.

Existe formação de grupos, veja abaixo as próximas saídas:
2010
Janeiro nos dias 6 - 13 - 20 - 27
Fevereiro nos dias 3 - 10 - 17 - 24
Março nos dias 10 - 24
Abril nos dias 14 - 21 - 28
Maio nos dias 12 - 26
Junho nos dias 9 - 16 - 23 - 30
Julho nos dias 7 - 14 - 21 - 28
Agosto nos dias 11 - 18 - 25
Setembro nos dias 1 - 8 - 15 - 22
Outubro nos dia 6 - 13 - 20 - 27
Novembro nos dias 03 - 10 - 17 - 24
Dezembro nos dias 1 - 8 - 15
Contato para informações e dúvidas:
Telefone: (011) 2215-1661 - Fátima


Links
Albergue Arasolis
Padre Ronan
Fabiana Passos
Acacio da Paz
Rodolfo Nakamura
Onde Pedalar

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O que fazer no carnaval?

Sugestão 2: Retiros Zen pelo Brasil

Caso vc. seja do tipo que no Carnaval quer distância da batucada vai aqui algumas opções de Retiros Zen pelo Brasil. Todas as opções são na tradição do Zen Soto, japonês.

No Dojo da Monja Coen/Coen Roshi-SP acontece de 12-16/02 o Naran-e Sesshin que comemora o (Parinirvana) do Buda. Para mais info acesse o site do Zendo Brasil e procure pela Agenda. O retiro acontece no Zendo em SP, bem como pernoites. Faço o primeiro contato pelo link da página ou pelo fone (11) 38655285 email: zendobrasil@gmail.com

Ainda em São Paulo no Templo Zen da Liberdade Busshinji haverá o Sesshin da Gratidão - Conhecido também por Hoon Sesshin, de 11 a 15/02. Orientado Superior Dosho Saikawa. Fone do Templo Busshinji: (11) 3208-4515. Mais info no Blog.

No mesmo período 12-16/02 acontece o retiro no Mosteiro Zen Morro da Vargem em Ibiraçu,ES. Coordenado pelo Roshi Daiju. O Mosteiro fica há 50Km de Vitória. Seguindo pela BR 101 até o Km 217 onde fica o Tori. Dali à direita do Tori são mais 5Km até o alto do mosteiro. Os retiros no mosteiro são mais leves e por isso muito apropriados aos iniciantes ou quem nunca sentou no estilo zen de meditação (zazen). Inscrições somente por telefone (27) 32573030 e mais info no site do mosteiro.

No Templo Zen Nonin,RJ (Templo de Copacabana) o retiro será nos dias 05, 06 e 07/02, o orientado pelo monge Marcos Ryokyu. Tel (21) 2513-2907


Em Ouro Preto, MG no Templo Zen Pico de Raios, nos dias 12-16/02 Sesshin de Carnaval.
Responsáveis pelo sesshin são Anibal Jipo (abade)
Elcio Shoun - (38)8822-3537.
elcio.shoun@gmail.com

Em Porto Alegre de 12-17 acontece o Sangaku Sesshin na Sanga Águas da Compaixão liderada pela monja Isshin e terá como convidado o Prof. Joaquim Monteiro.
Mais infos email:monjaisshin@gmail.com ou na página da sanga

No Via Zen de Porto Alegre, RS. Sesshin de Parinirvana do Buda. Dias 13-20/02/10. O sesshin terá como convidado Sensei Genkoji (Paco Lugoviña) de Nova Iorque, diretor dos Zen Peacemakers. Mais infos na página do Via Zen.
Contatos: (51)3381-5539 ou viazenrs@gmail.com
Outros retiros ainda podem ser anunciados mais próximo do Carnaval, por outras Sangas Zen de outros lugares.
Fonte: Bossa Zen - Jeane Dal Bo

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Carnaval chegando, e agora?

Sugestão 1: Caminho da Luz
Para se percorrer o Caminho da Luz é necessário fazer a inscrição de R$ 75,00, retirando seu livro guia, a Camisa oficial do Caminho da Luz, o cajado e sua credencial, que é seu passaporte para passar pelas propriedades por onde grande parte do caminho passa.

O Caminho da Luz é um caminho de peregrinação de 195 km que tem início na cidade de Tombos (MG) e termina no Pico da Bandeira. É administrado pela ABRALUZ, que cuida da sinalização e organização do mesmo.

Para percorrê-lo é necessário ser credenciado como um caminhante oficial, uma vez que passa por inúmeras propriedades particulares* e que, em Catuné, dorme-se em casas de família. A credencial é que dá acesso ao caminhante a esses lugares e também lhe proporciona a segurança ao longo do trajeto. Se abordado por algum proprietário ou policial militar em patrulha, através da credencial, tais pessoas saibam ser ele um Caminhante da Luz oficial e não um um suposto invasor da propriedade.
*(a ABRALUZ tem autorização para este fim desde que o caminhante esteja devidamente credenciado)
Maiores informações através do e-mail albinnoneves@yahoo.com.br

Inscrição
Para tornar-se um caminhante da luz é necessário preencher uma ficha de inscrição no sesquicentenário Hotel Serpa, na cidade de Tombos, e pagar uma taxa de R$ 75,00, referente ao seguro saúde (R$ 3mil de despesa médico-hospitalar e R$ 30 mil em caso de morte ou invalidez que deverá ser recebido diretamente da Seguradora contratada), taxa ambiental, um livro guia Caminho da Luz - o Caminho do Brasil, uma camiseta com as cores do Brasil e a logomarca do Caminho, uma credencial*, que identifica-o como caminhante da luz e é carimbada ao longo do percurso para que, após o término da caminhada, ele receba, na Pousada Serra Azul, no Alto Caparaó, o certificado de Caminhante da Luz.O Caminho pode ser percorrido a pé, de bicicleta ou a cavalo.
*(que deverá ser carimbada ao longo do Caminho), para que ao final ele receba o Certificado de Caminhante da Luz na Pousada Serra Azul, em Alto Caparaó.

A ABRALUZ organiza uma caminhada coletiva em julho. As outras caminhadas são organizadas pelos próprios caminhantes. Disponibilizamos uma Agenda com os dados daqueles que querem formar ou participar de um grupo, através dela, você faz o contato.
Relação dos Hoteis
Tombos - Catuné - 24,7 km;
Catuné - Pedra Dourada - 19,25 km;
Pedra Dourada - Faria Lemos - 25,2 km;
Faria Lemos - Carangola - 22,85 km;
Carangola - Caiana - 25,5 km;
Caiana - Espera Feliz - 7,8 km;
Espera Feliz - Caparaó - 20,12 km;
Caparaó - Alto Caparaó - 13,83 km;
Alto Caparaó - Pico da Bandeira - Alto Caparaó - 36,2 km;
TOTAL - 195,45 km.

O custo médio diário é de R$ 45,00.Para quem vai subir o Pico da Bandeira, paga-se na portaria do Parque Nacional do Caparaó:
a) Ingresso(entrada) R$ 3,00 p/ pessoa
b) Pernoite no terreirão R$ 6,00 p/ pessoa
c) Pernoite no abrigo do terreirão (maximo 8 a 12 pessoas) R$ 10,00 p/ pessoa
d) Aluguel da Churrasqueira (pela churrasqueira) R$ 5,00 -> Não é preciso!
e despesas de transporte para quem optar pela subida de jipe, em torno de R$18,00.
Maiores informações: http://www.ibama.gov.br/parna_caparao/index.php?id_menu=100

Apoio, Pernoite e Alimentação
A operadora de turismo Rastro de Luz, credenciada pela ABRALUZ, organiza grupos e pacotes.rastrodeluzmg@yahoo.com.br Tel: (32) 3741-2679 Cel: (32) 9108-1428
ABRALUZ - Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luzalbinnoneves@yahoo.com.br
Telefone: (32) 3741-3445 e 3741-5909

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Cadastro vegetariano

Faça parte do Cadastro Vegetariano e receba em seu e-mail as últimas informações sobre o que acontece no mundo do vegetarianismo através das nossas newsletters.


Notícias urgentes sobre a dieta vegetariana e o bem estar animal diretamente na sua caixa de e-mail.

Seja o primeiro a saber e a se informar!

Saladas com Frutas, Verduras e Legumes

A combinação certa de frutas com legumes e verduras resulta em uma salada irresistível! Porém, apesar da grande variedade de frutas, legumes e verduras que temos a nossa disposição, os brasileiros não os consomem como deveriam.
Além de conferirem cores e sabores aos pratos, a sua saúde agradece: Por serem ricos em fibra alimentar, minerais e diferentes tipos de vitaminas, a presença diária de frutas, verduras e legumes na dieta em no mínimo 400 gramas contribui para a prevenção de diversos tipos de doenças crônicas e aumenta a resistência às infecções.
Se é difícil incluí-los isoladamente na dieta, a dica é fazer combinações nos pratos das refeições principais do dia a dia, conforme as dicas do vídeo:












Para começar, que tal uma receita com Fruta Tropical?


SALADA DE MANGA by Cherry Blossom - Blog Cozinha é Poesia
Ingredientes
1 manga madura, porém bem firme

1 colher (sopa) de cebola picada (eu gosto de usar a roxa)

1 colher (sopa) de coentro picado (é opcional, mas faz uma diferença…)

60 ml de azeite de oliva

20 ml de

1/2 pimenta dedo de moça sem as sementes picada (ou a gosto)

Sal a gosto
Modo de fazer

Descasque e corte a manga em cubos médios. Reserve.

Em um recipiente misture o vinagre, o azeite e o sal, bata bem com um fouet para emulsionar acrescente a cebola, o coentro e a pimenta.

Junte os cubos de manga e misture-os ao molho para que fiquem bem envolvidos.

Passe para o prato de serviço e sirva.

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign