sábado, 26 de setembro de 2009

Segunda sem Carne: Artigo II

Foto: MASSAGEM AYURVEDA
Alguns estudos sobre o consumo de carne e doenças associadas

Em 1975 já havia uma publicação feita por Armstrong e Doll que demonstrou que quanto maior o consumo de carne per capta da população, maior era a prevalência de câncer de intestino no país. Como exemplo, enquanto na Nigéria e Japão o consumo era menor do que 40 gramas por dia e incidência desse tipo de câncer era de menos de 10 casos por 10.000 mulheres, o consumo de cerca de 300 gramas por dia nos Estados Unidos e Nova Zelândia elevava a incidência para cerca de 40 casos por 10.000 mulheres.
Em 1999 a publicação de um estudo (Fraser, 1999) que avaliou 34.198 indivíduos adventistas demonstrou que o consumo de carne vermelha ou branca estava associado ao maior risco de câncer de intestino. Quanto maior a freqüência de consumo, maior o risco. Esse estudo demonstrou que o risco era 88% maior para câncer de intestino grosso e 54% maior para o de próstata para as pessoas que consumiam carne quando comparados com vegetarianos. Nesse mesmo estudo foi visto que o maior consumo de carne se associou com um risco 120% maior de apresentar hipertensão arterial, 97% maior de apresentar diabetes e 50%, maior de apresentar artrite reumatóide nos consumidores de carne.
Ainda em 1999 um estudo de revisão (Key e colaboradores) demonstrou pela junção de 5 estudos que totalizaram 76.000 pessoas que os vegetarianos têm uma redução de 20 a 31% de morte por doença cardiovascular.
Em 2001 tivemos a publicação científica de uma metanálise* (Sandhu e col, 2001) que demonstrou que o aumento de 100 gramas de carne (de qualquer tipo) ingerida diariamente está associado com o aumento de 12 a 17% do risco de câncer de intestino (cólon e reto). O mais alarmante se faz em relação ao consumo de carnes processadas (salame, presunto, lingüiça..), onde o aumento de 25 gramas ingerido diariamente está associado com o aumento de 49% do risco de câncer de intestino grosso.

Em 2002 uma nova metanálise realizada por Norat e colaboradores demonstrou que o aumento de 120 g de carne vermelha ingerida diariamente está associado com aumento em 24% do risco de câncer de intestino grosso (cólon e reto). O aumento de 30 g de carne processada (salames, presunto, lingüiça..) ingerida diariamente está associado com aumento em 36% do risco de câncer de cólon e reto.
Estudo de revisão científica (Kolonel, 2001) avaliando o consumo de carne (vermelha) e câncer de próstata demonstrou aumento do risco em mais de 30% em 15 de 21 estudos.

Mais recentemente (março de 2009), um artigo publicado na revista Archives of Internal Medicine demonstrou que a ingestão de carne vermelha está relacionada à maior prevalência de doenças cardiovasculares e de diversos tipos de cânceres. Nesse estudo, o consumo de menos de 20 gramas de carne por dia seria o preconizado. Essa conclusão foi fundamentada após acompanhar 332.263 homens e 223.390 mulheres. O registro de mortalidade por todas as causas foi estatisticamente significativo nas pessoas com maior ingestão de carne: 31% maior entre os homens e 36% maior entre as mulheres. Na avaliação de mortalidade por câncer, percebeu-se um aumento de 20% nos indivíduos com elevada ingestão de carne vermelha. No caso das doenças cardiovasculares, o aumento foi de 27% para os homens e 50% para as mulheres. Há diversas possíveis explicações para isso:
- a própria composição da carne (maior teor de gordura saturada e ferro heme)
- a formação de compostos durante o seu aquecimento (hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, aminas heterocíclicas mutagênicas, mutagênicos N-nitroso), e os conservantes utilizados na preservação (nitritos).

A baixa ingestão de alimentos de origem vegetal (frutas, verduras, legumes, cereais integrais e feijões) contribui para aumentar o risco de diversas doenças.

O fato é que a população brasileira come mais carne do que deveria e isso tem impacto negativo sobre a saúde e sobre o meio ambiente. A iniciativa de não consumir nenhum tipo de carne, substituindo-a por alimentos de origem vegetal (feijões, cereais, frutas, verduras e legumes) por pelo menos um dia da semana é uma iniciativa que pode auxiliar positivamente a sua saúde.

Experimente novos sabores! Adote a segunda sem carne!

Dr Eric Slywitch - médico nutrólogo - coordenador do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Segunda sem Carne: Artigo I


A campanha "Segunda sem Carne", da Sociedade Vegetariana Brasileira em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio-ambiente, caminha de forma a apoiar as diretrizes emitidas pelo Ministério da Saúde.

A redução das carnes, com conseqüente aumento do consumo feijões (leguminosas), frutas, cereais (de preferência integrais) legumes e verduras é preconizada pelo Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde (confira aqui).

Segundo a diretriz, os alimentos principais para uma alimentação saudável são os cereais, pães e massas, frutas, legumes e verduras, feijões e outros vegetais ricos em proteína.
Cereais (de preferência integrais), frutas, legumes, verduras e feijões devem, em conjunto, fornecer 55 a 75% do total de energia diária da alimentação.
Os alimentos de origem animal só integram um cardápio saudável se em consumo moderado.
O consumo de carnes deixou de ser moderado há muito tempo, fazendo com que o brasileiro se exponha de forma excessiva aos malefícios do seu consumo. Em análise comparativa, conforme divulgado no Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, o consumo do brasileiro entre os anos de 1974 a 2003 mostra a seguinte realidade:
-Cereais, raízes e tubérculos: houve redução do seu consumo de 42,1 para 38,7%. O consumo mínimo recomendado é de 45%. O consumo atual deve ser aumentado em 20%.
- Frutas, legumes e verduras: mantêm-se em baixo consumo, correspondendo apenas a 3 a 4% do valor energético consumido. O consumo preconizado diariamente é de 9 a 12%. É necessário aumentar pelo menos 3 vezes o consumo desses alimentos pela população. Isso corresponde à ingestão mínima de 400 gramas por dia.
- Feijões: o seu consumo vem se mantendo na faixa preconizada (53,68%), mas há uma tendência de queda preocupante, necessitando ser revertida em curto espaço de tempo. Quando comparada com o consumo em 1974, a sua redução foi de 31%.
- Carnes, laticínios e ovos: vem aumentando gradativamente (especialmente as carnes): de 14,9 para 21,2%. É importante frear esse aumento progressivo. Nas famílias de baixa renda o consumo é de 11,7%, enquanto nas de maior renda é de 24,1%.
- O consumo de carnes aumentou 50% sendo 23% para carne bovina e 100% para carne de frango. Os embutidos (presunto, salame...) aumentaram 300%.
- Sal: o uso avaliado em domicílio (não computado os valores somados às refeições fora de casa) é de 9,6 g de sal por dia por pessoa, enquanto não deveria ultrapassar 5 gramas. O consumo de sal deveria ser reduzido pela metade. Outros estudos solicitam a redução em 3 vezes.
- O uso de refeições prontas e misturas industrializadas aumentou 82%. O percentual de despesas com alimentação fora do domicílio nas zonas urbanas é de 25,7%. Nas áreas rurais, aumentou 13,1%.
- É recomendado que o consumo de gorduras totais seja reduzido em 10%, e no caso da população urbana, em 16%.

Frente a todos esses dados, é sensato estimularmos a população a aumentar o consumo de alimentos de origem vegetal (cereais, feijões, batatas, legumes, verduras e frutas) e reduzir o consumo de carnes.
Somado ao aumento do consumo fora de casa, é desejável que os estabelecimentos comerciais que servem refeições possam auxiliar o brasileiro a encontrar opções de alimentação mais saudável, que auxiliem a equilibrar a inadequação apontada pelo consumo excessivo de carne, conforme o Ministério da Saúde.

Um dos fatos mais marcantes é o aumento em 300% do consumo de embutidos, que é a pior forma de aumentar o risco de câncer de intestino grosso (veja referência de estudos no próximo post).
A retirada da carne do cardápio às segundas-feiras, provavelmente não será ainda suficiente para ajustar o cardápio brasileiro marcado pelo seu consumo excessivo, mas é uma atitude positiva em direção à melhor educação e abertura a novos sabores.
Autor:
Dr Eric Slywitch - médico nutrólogo - coordenador do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Maratona de Foz do Iguaçu: Programação

Congresso Técnico
Data: 26/09/2009
Local: Sesc Foz do Iguaçu - Avenida Tancredo Neves 222
Horário: 16h30

Entrega de Kits
Data: 26/09/2009
Local: Sesc Foz do Iguaçu
Horário: Após o encerramento do Congresso Técnico

Jantar de Massas
Data: 26/09/2009
Horário: das 18h (após congresso técnico e entrega dos kits) às 21h
Cardápio: Frango grelhado e almondegas, espagueti ao molho de calabresa, talharim ao molho de frango, tortei ao molho de tomate, talharim de espinafre, nhoque a bolonhesa, arroz branco, saladas diversas e lazanha de queijo.
Local: Sesc Foz do Iguaçu - Avenida Tancredo Neves 222, Vila Residêncial A1
Valor: R$ 11,00 * bebidas não inclusas (não serão servidas bebidas alcoólicas)
Vagas Limitadas: 450
Largada
Data: 27/09
Local: Mirante Central da Itaipu Binacional
Horários:
06h30 - Categoria Cadeirante
06h35 - Categoria atletas PNE’s
06h40 - Categoria Elite fem. e faixa etária fem.
07h00 - Categoria Elite masc. e faixa etária masc.
VEJA O REGULAMENTO
Cerimonial de Premiação
Data: 27/09
Local: Parque Nacional do IguaçuHorário: a partir das 12h
Exame Antidoping
Data: 27/09Local: Parque Nacional do Iguaçu
Horário: Após a entrega de premiação
Pagamento da Premiação em espécie
Data: 27/09Local: Sesc Foz do Iguaçu
Horário: das 15h30 às 17h

Maratona de Foz do Iguaçu: Transporte



Programação de horários e local:

6ª feira (25/09/09)6:00 às 22:00
Locais: Aeroporto/Hotéis Conveniados
Rodoviária/Hotéis Conveniados***
Ao chegar dirigir-se ao Posto de Informações da Maratona

Sábado (26/09/09)6:00 às 00:00
Locais: Aeroporto/Hotéis Conveniados
Rodoviária/Hotéis Conveniados***
Ao chegar dirigir-se ao Posto de Informações da Maratona

Sábado (26/09/09)
15:45 Saída dos hotéis conveniados para o Congresso Técnico, Retirada de Kits e Jantar de Massas no SESC

Domingo (27/09/09)
ATLETAS MARATONA
5:10 - Saída dos Hotéis Conveniados para a Itaipu Binacional
Atenção: Não haverá transporte disponível para a largada em outro horário.

SAÍDA do PARQUE NACIONAL
Os ônibus sairão do local de premiação em direção aos hotéis conveniados quando estiverem com sua lotação completa.

ATENÇÃO: Caso você não esteja hospedado nos hotéis conveniados e queira se deslocar para os locais das largadas com o transporte da organização, você deverá se encaminhar para o hotel conveniado mais próximo a você.

Próximo Desafio: Maratona de Foz do Iguaçu (27/09)


A Maratona Internacional de Foz do Iguaçu traz algumas novidades para esse ano, tendo como exemplo a mudança do próprio nome. Conforme os organizadores da corrida, a mudança segue uma questão estratégica, já que todas as grandes maratonas do mundo como a de Nova Iorque, Londres e Paris levam o nome da cidade.

Outra mudança será em relação aos horários de largadas. A corrida inicia com largada dos atletas Cadeirantes (6h30), seguido dos atletas Portadores de Necessidades Especiais – PNEs, (6h35). Logo em seguida é a vez das atletas da Elite Feminina e Geral Feminina (6h40) e a última largada para os atletas da Elite Masculina “A” e “B” e Geral Masculina, às 7h. A tradicional corrida feita no interior do Parque Nacional do Iguaçu terá a largada no Portão de Serviço, aumentando de 10 para 11,5 quilômetros o percurso. Para este ano a maratona vai distribuir 143 mil reais em prêmios, além de troféus e medalhas, terá jantar de massas oferecido aos atletas. Estão sendo esperados alguns atletas da elite do atletismo mundial, entre eles a estrela olímpica Vanderlei Cordeiro de Lima, o padrinho da maratona.

Os atletas da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, prova ranqueada pelo CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), percorrerão 42.195m, largando da Itaipu, passando pelo centro da cidade e chegando ao Parque Nacional do Iguaçu (próximo ao restaurante Porto Canoas).
O tempo total para terminar o percurso será de seis horas.
Ao longo do trajeto, a organização vai disponibilizar postos de atendimento médico, água, banheiros químicos, frutas, isotônicos, além de placas de sinalização e policiamento.
A prova contará com sistema de chip para a apuração dos resultados. Os últimos 11,5 quilômetros serão dentro do Parque Nacional do Iguaçu.
A realização da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu é uma iniciativa do Sesc (Serviço Social do Comércio) em conjunto com a Itaipu Binacional, Parque Nacional do Iguaçu e Prefeitura do Município.
O evento conta com o apoio de diversos órgãos e instituições.

Informações: www.sescpr.com.br/

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Longão em Manaus - AM



No domingo passado, encontrei Maria Ritah ao lado do Teatro Amazonas onde largamos para nosso destino: BR-174 Km 22. O objetivo em largarmos cedo era justamente para evitarmos o sol amazônico escaldante... Entretanto, não tivemos como escapar e fomos obrigados a enfrentar nosso maior desafio logo nas primeiras horas da manhã: O sol!

Percorremos um total de 44Km, sendo que vencemos a metade do percurso antes do sol nascer e o restante com a companhia do calor e umidade amazônicos. Dupla invencível!

Fomos cautelosos no início, mantemos um ritmo tranqüilo o que nos possibilitou ficarmos juntos e trocando informações sobre: alimentação vegetariana, treinamento, experiências e etc. Antes não tínhamos tido a oportunidade de conversamos tanto assim...

Depois que o sol começou a esquentar resolvemos dividir o grupo em dois: fiquei com um carro de apoio na frente e Maria Ritah com o outro um pouco atrás... Confesso que a estratégia não foi muito boa, pois deveríamos ter ficado juntos. O que tornaria menos “sofrido” o final do percurso para os dois...

Completamos o longão um pouco acima do tempo previsto, mas o treinamento valeu como suporte para Maratona de NY no caso da Maria Ritah e como uma maratona “atípica” de final de semana no meu caso.

Clique no link para fotos

domingo, 20 de setembro de 2009

Longão em Manaus - AM

"..corra quando você puder, ande se tiver que andar, rasteje se for necessário, mas nunca desista!"

No domingo quando vc estiver lendo este post, eu e Maria Ritah (Ultramaratonista de Manaus) estaremos realizando um longão do Centro da Cidade, passando pela AM10 (Manaus - Itaquatiara) e finalmente pegando a BR 174 (Manaus - Venezuela) até o Km 22 no meio da Floresta Amazônica.

Abaixo segue parte do e-mail no qual finalizamos os detalhes do longão:

AP: Era tudo o que eu queria escutar de você!
M. Ritah: belezinha...vamos correeeeeeeeeer....
AP: Chego a Manaus no sábado as 12horas... Assim que eu entre em casa, te faço uma ligação, ok?
M. Ritah: Ok...fico no aguardo
AP: Pelo que vc falou, a avó dos teus filhos mora bem próximo de onde vou ficar (8 - 10 minutos trotando).

M. Ritah: Sim! Correto.
AP: A melhor opção é sairmos juntos, para isso, posso largar do Centro e ir correndo até o Teatro Amazonas para te encontrar.
M. Ritah: Tudo bem, vou avisar pra avó que vou dormir lá, então vc estaria por lá 4hs, certo?
AP: De frente do Teatro Amazonas faremos a largada “oficial” do Longão.
M. Ritah: Belezinha

Em relação a suprimentos / apoio:
AP: Eu vou correr com o “camel back” e tbem levar gel (carboidrato)
M. Ritah: Não vou correr com cameback apesar que eu tenho.
AP: No carro pretendo colocar água e banana ( talvez gelo, para refrescar ) -> Vou orientar o meu irmão a oferecer água a cada 3Km
M. Ritah: O ideal seria apoio a cada 2km, levar um isopor.e muita agua..manaus ta um inferno..vc não tem noção e no asfalto pior ainda. mas vamos lá.
AP: Aconselho vc levar tudo aquilo que geralmente consomes... Seria bom vc levar uma garrafinha para abastecer com a água que vamos levar no carro...
M. Ritah: Ta certo...nos longoes meu gatorade é agua e depois de 2hs de corrida passo a intercalar com coca-cola...as vezes consumo gel... mas enjoei de usar
AP: Se tiver um tempo hoje, eu ligo para o teu celular...
M. Ritah: Sem problema..mas como ja estamos tratando por aqui nem precisa ligar me ligue quando chegar em manaus...

Sobre o Ritmo do Longão
M. Ritah: Agora eu pergunto: Meu ritmo está em torno de 6h e 6h30....vc pretende correr muito forte?....pois tb não quero te prejudicar em treino..vc sabe...se for mais rapido podemos repensar e dai deixo vc mais livre pra fazer um ritmo mais forte...tinha falado pra vc..ne?...não sou veloz...sou bem mais resistente e se seu treino é pra ganhar resistencia...entao ta certo..
AP: O calor e a umidade alta serão as duas grandes variáveis que precisarei administrar com o ritmo, então é isso mesmo!

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign