quinta-feira, 21 de maio de 2009

Mensagens de amigos

O que mais emociona e fortalece um corredor - tenho certeza que acontece com todos que buscam superar dificuldades/limitações - são as mensagens de reconhecimento e apoio recebidas de amigos e familiares... Isso não tem preço!
Somente para registro e para mostrar como elas são IMPORTANTES, segue abaixo algumas mensagens "pré-comrades" recebidas por e-mail: (acredito que eu esteja autorizado a publica-las!!!)
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E então Alberto...chegou a hora né! Bom espero que tenha um boa viagem e uma ótima corrida.
Voce já fez a parte mais difícil - que é o treinamento adequado - a partir de agora é só curtir cada momento desta jornada. Acho que participar desta corrida é uma oportunidade única. Eu acho que terminar no tempo previsto é apenas uma parte da conquista. Existem muitas outras coisas que voce poderá considerar um ganhador - Como, por exemplo, oque se vai aprender, a experiência e o conhecimento adquirido agora será sem dúvida imensurável.

Boa sorte e estaremos acompanhando esta empreitada.

Abs,
P.Sacramento
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BOA SORTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

GARRA, DETERMINAÇÃO, CONCENTRAÇÃO.

TRAGA FOTOS PARA COLOCAR NO BLOG...

Boa viagem.

San
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Meninão, grande garoto !!!

Estou torcendo muito por você !! É um orgulho o cuca estar sendo representado na Comrades !! Com certeza vai conseguir alcançar seu objetivo. Vá com Deus e boa sorte !!!

Tentei enviar um comentário no seu blog, mas pede para "escolher o perfil" e a coisa empaca. Mas é isso aí.

Seguuuuuuuuuuuuura o meninão !!!!! Vamos que vamos !!!

Abçs,
Guilherme
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Boa Viagem! Boa Prova! Eu vou amanhã para maratona de PoA onde vai ter o encontro nacional dos maniacs. Grande Abraço do Hideaki
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OBJETIVO: chegar a final, tranqüilidade, determinação, confiança de que se preparou para o evento.
CONSCIÊNCIA : preparado para essa empreitada, o trajeto é longo mas a meta é superar dentro do prazo estabelecido.
PRESSÃO: É um desafio pessoal, sem compromissos com outros
CONDICIONAMENTO FÍSICO: preparado para esta prova
José Carlos da Silva
Educador Físico
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Meu amigo Alberto,Desejo toda FELICIDADE do mundo a Você, que DEUS o acompanhe SEMPRE, BOA SORTE!!!Ricardo G. Blanco
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Albert~ao , tenho certeza que td vai dar certo , treinou bastante....Tenha uma otima prova e coloque em sua cabeca que esta indo pra curtir, para nao ter pressao , e td saira dentro dos conformes..Deixe as coisas rolarem naturalmente e sorria no final...Boa viagem,Mauricio-----------------------------------------------------------------------------------------------
Grande amigo bom dia
Uma passagem aqui apenas para mais uma vez desejar-lhe boa sorte. Não esqueça de nos dizer (detalhes)como fazer para "acompanhar ao vivo" a sua performance.
Abraço e boa ultima semana (quando embarca?)
Avila
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Desculpem-me se esqueci aqui de alguma mensagem, mas com certeza todas estão gravadas no meu coração...
E´ sempre bom também lembrar das mais variadas mensagens verbais recebidas por amigos no trabalho (Transitions)... Todas entendendo o tamanho do desafio, mas sabendo que me preparei para isso. Desejando-me, assim, sucesso!
Obrigado a todos!
Até a volta!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Agenda para Comrades 2009



Segue abaixo minha agenda para os próximos dias, estou colocando alguns detalhes na medida do possíveis para que todas as informações fiquem em um único lugar.


    Essa é a reta final de uma preparação de 4 meses, a partir de agora, tudo é importante! Tudo é decisivo!

  • 21-05-2009 - Quinta-feira
     13:00: Translado Campinas – Guarulhos
     18:00: Vôo SA0223 (Guarulhos – Johanesburgo)
    (8horas de duração, chegada prevista para 22/05 as 7:30)

    22-05-2009 - Sexta-feira
     10:10: Vôo SA0543 (Johanesburgo – Durban)
     11:20: Chegada a Durban
     13:00 Check in:
    ALBANY HOTEL
    225 Smith Street
    4001, Durban
    Reservation number: R137795 (Charlene)
     15:00: Comprar do ChampionChip
     16:00: Registrar e retirar “race number”:
    Precisa levar Passaport, ChampionChip e Comprante de inscrição (Entry Postcard)

    Atenção: Na sexta-feira o horário é de 09:00 as 19:00 horas
    Local: International Runners Area at Durban Exibition Center (Bonitas Comrades Expo in Durban)

    Nota:
    Essa agenda não vai me possibilitar fazer o reconhecimento do trajeto da corrida (route tour for novice), pois o ônibus vai sair de Durban Exibition Center as 8:00 da sexta-feira. Neste horário ainda estarei em Johanesburgo.


    23-05-2009 - Sábado
    SOMENTE DESCANSAR!
    Nota: Se for possível fazer o reconhecimento do trajeto, eu farei pela parte da manhã


    24-05-2009 – Domingo (Dia da Prova)
     2:00: Despertar
     3:00: Tomar café da manhã
     3:30: Pegar ônibus para Pietermaritzburg
     5:00: Chegada no ponto de largada
     5:30: LARGADA para COMRADES 2009
    Race Number: 27366
    Seeding: C

     15:00 – 15:30: CHEGADA
    Sahara Cricket Statium, Kingsmead Durban


    25-05-2009 – Segunda-feira

    RECUPERAÇÃO / DIA LIVRE

    26-05-2009 – Terça-feira
     3:00: Despertar
     4:00: Check out
     4:30: Taxi Albany Hotel - Durban Airport
     6:30: Vôo SA0528 (Durban – Johanesburgo)
     10:30 Vôo SA0222 (Johanesburgo – Guarulhos)
     16:00 Chegada em Guarulhos
     20:00 Chegada prevista em Campinas (Barão Geraldo)


    Tudo pronto!

Boa Sorte para todos os Corredores da Comrades 2009!





terça-feira, 19 de maio de 2009

Orientações Finais para Comrades Marathon by Da Silva




A cada dia ficamos mais próximos do grande dia... Gostaria de compartilhar com todos registrando nesse blog as orientações finais do nosso Treinador Da Silva para Comrades:

(Mapa do Percurso ao lado, para maiores detalhes click em cima)








ESTRATÉGIA NUTRICIONAL

ANTES : 3 a 4 horas
Reserva de Carboidratos, Proteína de soja (BCAA)

DURANTE: Ingestão de carboidratos 40`a 1 hora – Isotônico e Carbogel

PROPORÇÃO: carboidrato e proteína 4/1

APÓS: Até 30`carboidrato e proteína


OBS : Saiba usar bem as opções de apoio da prova.


ESTRATÉGIA TÉCNICA

PERCURSO : 89 KM com altimetria variada.

REPOSIÇÃO HIDRICA: cada 5 KM no máximo

REPOSIÇÃO SUPLEMENTAR: conforme necessidade pré estabelecida em prova treino(Cubatão)

RITMO DE PROVA: De 5`50`` a 7` por KM.

INTERVALOS: se necessários interromper faça de 3`a 15' , sugiro de forma ativa aos 30 KM, 55KM, 70KM e 85 KM.

ESTRATÉGIA PSICOLÓGICA

OBJETIVO: chegar a final, tranqüilidade, determinação, confiança de que se preparou para o evento.

CONSCIÊNCIA : preparado para essa empreitada, o trajeto é longo mas a meta é superar dentro do prazo estabelecido.

PRESSÃO: É um desafio pessoal, sem compromissos com outros


CONDICIONAMENTO FÍSICO: preparado para esta prova

José Carlos da Silva
Educador Físico


Mais uma vez eu gostaria de agradecer pela atenção aos detalhes (preocupação) com que o nosso Treinador Da Silva vem tendo, em especial, comigo: MUITO OBRIGADO!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Planilha de Corrida - Gratuita

Conforme solicitado pelos amigos, segue anexo duas planilhas que ajudam bastante o corredor a acompanhar/monitorar os treinos e os objetivos:
A planilha abaixo não é examente a que eu estou usando para Comrades, mas parece-me ser mais completa pelos seguintes motivos:

- Planejamento: Segundo seus objetivos você consegue introduzir o planejamento na planilha e depois, ir acompanhando com os treinos realizado;

- Ritmo: Facilita no acompanhamento dos treinos de velocidade/intervalado

A Planilha de Treinamento de Corrida 2009 foi desenvolvida no Microsoft Excel versão 2002. O único requisito para rodar esta planilha é ter o Microsoft Excel instalado no seu computador. Ela é gratuita.

O arquivo Planilha2009.xls é constituído por um conjunto de 8 planilhas que integram tudo o que você precisa para planejar e registrar os seus treinos e corridas, calcular ritmos de treinos e metas, avaliar o progresso e armazenar outras informações importantes. Esta planilha é uma ferramenta para auxiliar no planejamento e registro de treinos de corrida e não dispensa a orientação de profissionais especializados.As oito planilhas são as seguintes:

Diário - permite fazer o planejamento diário e o registro dos treinos. O calendário é dividido em semanas. Cada semana é dividida em dias. Cada dia é composto pelo nome do tipo do treino principal, a descrição detalhada deste treino, observações e a quilometragem planejada e percorrida no dia. O tipo de treino é escolhido de uma lista e a cor da célula muda de acordo com uma legenda (que pode ser personalizada). As cores facilitam a visualização e a localização dos treinos de um dado tipo. A quilometragem semanal é automaticamente registrada de duas formas: a quilometragem planejada para a semana e a quilometragem efetivamente corrida.

Planejamento - esta é a planilha do planejamento, aonde você dividirá o período até a prova em que deseja atingir o pico do desempenho em fases de treinamento (base, qualidade inicial, qualidade de transição e qualidade final). A planilha calcula o número de semanas a serem dedicadas a cada fase e orienta no estabelecimento das prioridades de cada fase.

Ritmos - nesta planilha você entra com o seu tempo em uma prova recente e ela mostra os tempos esperados para outras distâncias (5Km, 10Km, maratona, etc.), calcula o ritmo que você deve utilizar nos vários tipos de treinamentos e mostra as faixas de batimento cardíaco correspondente a cada ritmo.

Calculadora - Permite fazer o cálculo de tempos e distâncias, tem um conversor de quilômentos para milhas e vice-versa e permite o calculo do número de calorias gastas em uma corrida.

Provas - Aqui você registra as provas das quais participou, entrando com a distância, o tempo e outras informações relevantes.

Gráficos - apresenta um gráfico que mostra o volume semanal do treinamento e outros dois que mostram os ritmos nos quais você fez as suas corridas.

Miscelânea - Para você colar outras informações quaisquer, como links de interesse, fotos e textos sobre corrida.

Calendário de Corridas - Para você colar o calendário de corridas que pretende participar ao longo do ano.

Esta planilha pode ser utilizada, reproduzida e alterada livremente desde que para fins pessoais e não comerciais. Para tirar dúvidas, fazer sugestões ou comunicar problemas com a planilha, enviar email para Jaime (jcoh@ig.com.br).

Para fazer o download da planilha, clique no link a seguir: http://jaimecohen.sites.uol.com.br/Corrida/planilha.html

Notas:* Para que o recurso de coloração automática funcione, as macros do Excel devem estar ativadas, o que implica em alterar uma opção de segurança do Excel (em Ferramenta/Opções/Seguranca/Segurança de Macros mudar para médio e reabrir a planilha aceitando a ativação das macros).


Segue abaixo link para planilha do Fabio Rogério NAMIUTI (apresentada pelo Paulo Sacramento), nessa página além de se fazer o download pode-se seguir as explicações de utilização da mesma: Planilha simples e muito eficiente!

Muito legal para estatísticas de treinos e como o próprio Fabio declara:

"A planilha tem funções meramente estatísticas. Não tem a intenção e não deve substituir, em nenhuma hipótese, o acompanhamento de um profissional de educação física e menos ainda o de um médico cardiologista"

http://fabionamiuti.hd1.com.br/planilha.html

Bons treinos!

E, para aqueles que vão a Porto Alegre (em especial os MMs):

Boa Maratona Guris!

Nos vemos na Maratona de São Paulo...

Até a volta da COMRADES...

África do Sul... Estou chegando!!!!






Como parte de minha preparação para Comrades, conhecer um pouco mais da África do Sul antes da viagem é tão importante como fazer o último treino de ritmo:

Na África do Sul, a capital administrativa é Pretória, a capital legislativa é a Cidade do Cabo e a capital judicial é Bloemfontein. Esta é uma herança deixada pelo compromisso acordado entre a maioria das diferentes províncias quando foi criada a União da África do Sul em 1910.
Lembrando que Joanesburgo tem uma das 40 maiores áreas metropolitanas do mundo, e é a única cidade global africana. Apesar de as vezes ser confundida como capital da África do Sul, a cidade não é um dos centros políticos (apesar de Pretória, pertencer a sua região metropolitana).
No link abaixo encontram-se algumas informações práticas para quem vai viajar à África do Sul:
Alguns assuntos importantes para o viajante-atleta saber:
A África do Sul tem uma diferença de cinco horas em relação ao Brasil. Está cinco horas à frente do Brasil. Quando é meio dia no Brasil, são 5 horas da tarde na África do Sul.

A South African Airways tem vôos direto de São Paulo para Johanesburgo. São em tordo de oito horas de vôo para a África do Sul. Os vôos saem às 17h30 e chegam em Johanesburgo por volta das 6h30 da manhã. Na volta, os vôos da South African Airways saem de Johanesburgo às 10h20 da manhã e chegam no Brasil por volta das 15h30.O Aeroporto Internacional de Johanesburgo é o maior da África do Sul e recebe 45 linhas aéreas dos 5 continentes.
Os brasileiros não precisam de visto para entrar na África do Sul. É apenas necessário o Certificado Internacional de Vacinação contra a febre amarela. É solicitado também uma página inteira em branco no passaporte, já que o selo de entrada no país ocupa uma página inteira. E, claro, seu passaporte tem que estar válido e em dia.

As estações na África do Sul são as mesmas do Brasil. Porém, costuma esfriar mais de manhã e à noite, já que a amplitude térmica na África do Sul é maior que no Brasil. Portanto, leve roupa para verão e para inverno, já que de dia pode fazer muito calor, sendo necessário boné e protetor solar e à noite pode fazer frio. É bom levar uma jaqueta bem quente e até gorro e luvas se você for fazer safári (ou correr a Comrades), já que as saídas são de madrugada e com o vento que bate quando o jeep está em movimento o frio pode ser grande.

A unidade monetária é o Rand, cujo símbolo é um "R". Um dólar corresponde a aproximadamente 6 Rands. Um Real corresponde a aproximadamente 2 Rands. Esse valor varia com o câmbio diário.
A voltagem na África do Sul varia de 220 a 230 V, com corrente alternativa de 50hz. As exceções são: Pretória (230 V) e Port Elizabeth (220/250 V).
A maioria das caixas de tomadas tem três pinos, mas as tomadas menores com dois pinos também são usadas. Adaptadores podem ser comprados, mas são difíceis de serem encontrados. Os hotéis geralmente têm adaptadores para os hóspedes. Mas se você puder levar um adaptador, melhor.
Boa Viagem!

Corrida de Rua um esporte "quase" democrático que vem crescendo



Vídeo abaixo mostra um engraçado incidente durante a largada da São Silvestre no ano passado. O motivo é a câmara da Globo onde todos querem mostrar a alegria de estar participando do evento. Então, na maratona de São Paulo, se for o caso é melhor largar do lado oposto de onde a Globo vai estar fazendo a cobertura na largada. ( link abaixo)

E , por falar em Maratona de São Paulo, não entendo o motivo que leva a Globo ficar somente filmando seus atores (que nem completam 10 primeiros quilômetros da Maratona) em vez de filmar os milhares de atletas que buscam num evento como esse, a superação pessoal em diminuir o tempo ou mesmo em completar sua primeira maratona. Vai vê que não dá Ibope...

Falando-se em Ibope, você sabia que nas maiores Capitais do Brasil o segundo maior esporte em número de praticantes (e adeptos) é a corrida de rua? Somente perde para o popular futebol...


É por isso que as corridas de rua estão sendo levadas para a periferia de São Paulo, lugares onde dificilmente o paulistano tem acesso a este tipo de atividade.

"A idéia é democratizar esse esporte, que é um dos mais populares", disse o prefeito Gilberto Kassab nesta segunda-feira (13) durante o lançamento do Circuito de Corridas de Rua da Cidade de São Paulo - edição 2009.

O Circuito inclui corrida de 5 quilômetros e caminhada de 2,5 quilômetros a cada etapa. A estimativa da Secretaria Municipal de Esportes é que 22 mil pessoas participem das provas. Esta é a 2ª edição do Circuito de Corrida de Rua da Cidade de São Paulo.

A primeira foi realizada no ano passado em caráter experimental, e reuniu 20 mil participantes.
O evento representa o segundo maior investimento da administração, nesta área, depois da Virada Esportiva (R$900 mil)

Por ultimo, vale lembrar que a corrida de rua atrai cada vez mais mulheres: Na corrida de São Silvestre, por exemplo, em 10 anos, o aumento foi de 27%. Nos EUA, segundo o site Marathon Guide, o número de mulheres que concluíram maratonas em 2008 aumentou em 6,7% em relação ao ano de 2007.

Viva a endorfina!

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM942878-7824-FLAGRA+DE+INCIDENTE+NA+CORRIDA+INTERNACIONAL+DE+SAO+SILVESTRE,00.html

Nota:

Como eu não poderia esquecer de comentar: A foto deste "post" é da Comrades 2008... Lindo!

domingo, 17 de maio de 2009

One week to go...



A ansiedade esta tomando conta... Nada melhor do que "blogar" para diminui-la... (Já que eu não posso fazer longão de 5 - 6 horas uma semana antes da prova)

Pois é, quanto mais próximo do dia do desafio maior é o ¨frio na barriga¨.
Treinei hoje pela manhã com o pessoal do CUCA no IAC, foram somente 10Km ao lado do Daniel que esta se preparando para maratona de Sampa... A meta dele hoje, seu ultimo longão antes da maratona, era fazer 36Km hoje... Que inveja!
Mas. voltando a questão da ansiedade; acordei hoje pensando: “No próximo domingo nessa mesma hora estarei fechando os últimos quilômetros da Comrades.”

A Comrades sem duvida esta sendo a ultramaratona que mais tem me marcado e que com certeza a que mais vai me marcar até o final dos 89Km em Durban (África do Sul).

O slogan da Comrades é “It will define you”, a tradução é mais ou menos assim: “Ela vai te marcar”.

E não que a minha vida tem mudado bastante nos últimos meses... Que diga minha namorada, minha família, as pessoas que trabalham comigo e meus amigos...

Tudo começa na decisão de fazer a Comrades, pois na seqüência temos o planejamento do treinamento para enfrentar um desafio.

Quanto maior o desafio maior a dedicação aos treinamentos (Musculação e Corrida) que chegam a durar 2 – 3 horas diárias durante a semana e 5 – 6 horas diárias nos finais de semana. E tudo isso durante 4 – 5 meses...

Gostaria de deixar claro que em nenhum momento encarei os treinamentos como sacrifício, pelo contrário, eu acordava às 4 horas da manhã e muito animado para encarar os treinamentos matutinos...

Todo corredor consciente sabe que, se não houver predisposição e determinação não tem sentido pensar em fazer uma prova de 10 km, imagina fazer a Comrades!

Conforme as palavras do próprio Tomaz Loureiro (Comrades em 2007 / 2008 e Editor da Revista CR):

Fazer a Comrades é fácil... Basta:

- Ficar super entusiasmado com a decisão ( no gênero “só penso nisso”).
- Ter uma boa bagagem de corrida, de preferência com algumas maratonas nas costas.
- Se já não for muito magro, colocar como prioridade baixar o peso, objetivando um visual “quase Queniano”.
- Ir sempre animado para os treinos, de forma que eles sejam prazerosos e nunca um sacrifício.
- Procurar fazer religiosamente os longões crescentes nos fins de semana.

Acredito ter fechado todos esses pontos... Talvez eu pudesse ter emagrecido um pouco mais!? E tomado um pouco mais de sol para ficar com um visual mais Queniano...

Importante afirmar que essa mudança de vida (no meu modo de ver) foi para melhor....

E, ainda vai ser muito melhor depois que eu cruzar a linha de chegada em Durban e começar a planejar a minha volta em 2010.

Deixo uma pergunta para vocês:
“Que tal encarar os 89 km da Comrades em 2010?”

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